Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Entre as classificações de grupos que ocorrem na Tabela Periódica temos o grupo dos elementos representativos e o grupo dos elementos de transição.
Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata. Terceira série de transição: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica. Segundo a notação mais antiga, as famílias desses elementos eram as do grupo B, que tinham a seguinte ordem da esquerda para a direita: IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB e IIB, sendo que a coluna VIIIB era tripla.
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica....Veja o nome e a sigla de todos eles:
A diferença entre elementos representativos e elementos de transição é que, elementos representativos são os elementos químicos no grupo 1, grupo 2 e nos grupos de 13 a 18, enquanto os elementos de transição são elementos químicos do grupo 3 ao grupo 12 incluindo lantanídeos e actinídeos.
Resposta: Os elementos de transição externa apresentam como subnível mais energético o subnível d e os de transição interna apresentam o subnível f como mais energético.
Os Elementos de Transição se subdividem em dois grupos: Transição Externa e Interna, vejamos alguns: ... Lantanídeos: elementos que possuem número atômico 57 até o 71. Actinídeos: elementos que possuem número atômico .
Dados os elementos: Astato (At), Ródio (Rh), Ouro (Au), Prata (Ag), Tungstênio (W) e Platina (Pt), qual deles não é considerado um elemento de transição? Letra e). O astato não é um elemento de transição porque pertence a uma família A, sendo, então, um elemento representativo.