Para compreender um pouco mais sobre qualidade, neste post, abordaremos conceitos do Sistema de Gestão da Qualidade que são fundamentais:
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
A garantia da qualidade é realização de uma inspeção, teste ou auditoria dos requisitos de qualidade do produto fabricado e dos resultados de testes e medições de controle de qualidade. O objetivo é garantir que os padrões de qualidade sejam utilizados da forma esperada, isento de não conformidades.
Controle estatístico de processo é um método para controlar os resultados de um fluxo de produção, através de indicadores que garantam a qualidade do produto. Essa ferramenta de qualidade serve para identificar falhas que possam prejudicar o resultado do processo avaliado.
Definição - O que é Critérios de qualidade Síntese do conhecimento científico, à luz dos dados toxicológicos disponíveis, das diversas concentrações das substâncias químicas na água, ar, solo ou alimentos e seus efeitos à saúde dos seres humanos e aos ecossistemas.
Segundo o Guia PMBOK, a qualidade em projetos pode ser definida como o nível de satisfação que um conjunto de características inerentes pode alcançar. Portanto, um projeto considerado de qualidade é aquele desenvolvido de acordo com as especificações, os requisitos e a adequação ao uso.
Existem diversas ferramentas da qualidade, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que segundo a literatura, são as principais:
A denominação tem origem no Japão pós-guerra, inspirada pelas famosas sete armas de Benkei. Possivelmente foi introduzida por Kaoru Ishikawa, influenciado por uma série de palestras em que W. Edwards Deming tinha apresentado para engenheiros e cientistas japoneses em 1950.
O objetivo do Controle de Qualidade é identificar defeitos, erros e falhas no produto, impedindo que isso chegue ao cliente. Não há mudança ou análise do processo durante o Controle de Qualidade, apenas nas saídas do processo e no produto.
Na prática, a diferença é que a garantia de qualidade estabelece as regras e os padrões para atingir a qualidade do produto, e o controle de qualidade inspeciona e testa o produto em relação às regras e padrões predefinidos.