A febre na malária corresponde ao momento em que as hemácias es- tão se rompendo. A pessoa que contraiu a doença pode ter também, dentre outros sintomas, vômitos, diarréia, dor ab- dominal, falta de apetite, tonteira e sensação de cansaço.
As hemácias, em pessoas com malária, rompem-se e liberam novos parasitas e algumas substâncias tóxicas. Esse fato faz com que o paciente apresente febre e calafrios.
Na Malária Vivax geralmente observam-se picos febris a cada 48 horas (febre terçã). Na Malária falcípara a febre costuma ser irregular (dois episódios por dia), mas a febre terçã pode ser observada em pacientes com poucos parasitas e pré-imunes.
Novas hemácias poderão ser infectadas diversas vezes e as pessoas doentes apresentarão ataques febris em tempos regulares de 48 ou de 72 horas, porque cada espécie de plasmódio leva um tempo que é específico entre a penetração, transformação e multiplicação no interior das células vermelhas do sangue, até o rompimento ...
O período de incubação (o tempo entre a infeção e os sintomas) da malária varia normalmente entre 7 e 30 dias, podendo ser mais longo.
O ciclo de vida do parasita da malária envolve 2 hospedeiros. Ao se alimentar de sangue, a fêmea do mosquito Anopheles infectada pelos plasmódios inocula os esporozoítos no hospedeiro humano. Os esporozoítos infectam as células do fígado. Lá, os esporozoítos amadurecem para esquizontes.
A malária é uma doença infecciosa, febril, potencialmente grave, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados.
A malária é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Estes mosquitos são mais abundantes ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno, em menor quantidade.
Período de transmissibilidade vivaxe de 7 a 12 dias para o P. falciparum,a partir do início dos sintomas. Caso não seja adequadamente tratado, o indivíduo pode ser fonte de infecção por até 1 ano para malária por P. falciparum; até 3 anos paraP.
No passado a malária era conhecida como febre terçã ou quartã, dependendo da espécie do parasito. Isso se referia à forma em que a febre se apresentava nos pacientes depois de uns 15 dias: no caso da terçã, a febre acontecia a cada 48 horas (P. vivax, P. falciparum e P.