Como evitar o aparecimento do furúnculo
O furúnculo acontece devido à infecção e inflamação da raiz do pelo que é causada principalmente pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser encontrada naturalmente em mucosas, principalmente na do nariz ou da boca, além de também ser identificada na pele.
O furúnculo é contagioso e pode ser transmitido por meio do contato com o pus ou pelo ar, sendo que a baixa imunidade é um fator significativo para o contágio. Pessoas com diabetes, obesas e que apresentam doenças de pele também são mais suscetíveis ao furúnculo. Cuidados simples de higiene ajudam a evitar o contágio.
Além disso, para ajudar o organismo a reagir melhor à infecção do furúnculo, é aconselhado ter um alimentação natural, composta de alimentos crus e frutas frescas e suspender o consumo de alimentos gordurosos, como frituras, queijos ou carnes.
Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.
7. Pode surgir mais de um furúnculo de uma vez? A infecção bacteriana pode acabar se espalhando por diversos folículos, sendo considera um caso mais grave. "Chamamos esse quadro de furunculose", destaca Fabia.
TRATAMENTO DO FURÚNCULO Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.
As pomadas com antibiótico, como a Verutex, Bactroban ou Nebacetin, por exemplo, ajudam a retirar o pus do furúnculo mais rapidamente e a aliviar a dor e o desconforto. Estas pomadas devem ser aplicadas cerca de 3 vezes por dia e são vendidas nas farmácias, só devendo ser usadas sob orientação médica.
O furúnculo é uma infecção causada por bactérias e causa dor e intenso desconforto. Ele também pode surgir na virilha, nos grandes lábios ou na entrada da vagina, inicialmente como um pelo encravado, que deu origem a entrada de bactérias que se proliferaram causando sintomas.
De acordo com a cultura popular, esses alimentos não devem ser ingeridos por pessoas em risco, como por exemplo, pacientes pós-operatórios e pessoas com infecções, inflamações ou lesões, devido ao risco de aumentar o dano no tecido da pele, criar pus e intensificar o processo inflamatório.