O conceito dos Graus-Dia (GD) baseia-se no fato de que a taxa de desenvolvimento de uma espécie / variedade vegetal está relacionada com a temperatura do meio. Esse conceito pressupõe a existência de temperaturas basais inferior – Tb e superior – TB, respectivamente aquém e além das quais a planta não se desenvolve.
O método graus-dia (MGD) é um método cálculo estático utilizado para a determinação das necessidades térmicas de aquecimento. Isto é, este método assume que o edifício, no Inverno, passa por uma série de estados de equilíbrio.
Os graus-dia, neste método, são calculados como a soma da diferença entre a temperatura média diária e a temperatura basal inferior. A grande vantagem nesse caso é a simplicidade, porém, como desvantagem cita-se o fato de que este métodonão considera atemperatura basal superior.
O grau-dia é uma unidade térmica utilizada, principalmente, na determinação de épocas de plantio e colheita dos vegetais, contribuindo para uma agricultura racional. ... No presente trabalho foi utilizada a temperatura base de 10° C, abaixo da qual grande parte das plantas anuais não têm bom desenvolvimento.
GDA obtido= T. máx – T. min: 2 – limiar mínimo: Desconsidera o limiar máximo, pois raramente o limiar fica constante nesta temperatura, para a morte do indivíduo.
O nível energético máximo, acima do qual a planta es- tanca suas atividades metabólicas, é chamado temperatura base superior (TB) e compreende o limite superior de suporte energético para aquela planta.
A soma térmica diária (STd) foi calculada por três métodos (GILMORE & ROGERS, 1958; ARNOLD, 1960): Método 1 (Método linear): STd= (Tmed-Tb) . 1 dia, se Tmed < Tb então Tmed =Tb. Método 2: STd= (Tmed-Tb) . 1 dia, se Tmed Tot, então Tmed=Tot.
A umidade relativa é calculada pela razão entre o percentual de água que existe no ar e o percentual de saturação. Um exemplo, se estiver marcando 30ºC, então podem existir no máximo 4% de moléculas de água como vapor, se existir 3%, a umidade relativa será de 75%, se houver 2% de água, então será 50%.
A ocorrência de temperaturas muito elevadas (> 34 oC), durante o crescimento e desenvolvimento dessa cultura, pode provocar abortamento de flores e redução na produtividade de vagens e de grãos.