A simbologia do coringa, ou joker, está diretamente relacionada a "matar", pois está ligado ao termo quimbundo kuringa. ... O símbolo coringa representa o tudo ou nada, alegria ou tristeza. São justamente esses opostos e o sentimento de incerteza sobre o que é o quê.
Em um mundo onde tantos se sentem injustiçados – e ainda que sejam, com razão e com pesar – o Coringa representa o achatamento do indivíduo e o triunfo de um coletivismo que não percebe que empodera justamente quem abre mão da identidade, da racionalidade para fazer da loucura, da anarquia e do caos um modo de vida.
A máscara do Coringa representa uma persona, uma parte do pacato cidadão Arthur Fleck, palhaço feliz, que naquele momento se apresentou e tomou conta de seu eu".
As crianças viraram o público alvo dos gibis e não havia mais espaço para um vilão tão doentio e perturbador. Por conta disso, o Coringa não imediatamente desapareceu, mas teve sua personalidade "aliviada": ele não era mais um grande psicopata, mas um idiota que gostava de aplicar golpes e enganar outras pessoas.
Dependente de remédios para controlar uma doença neurológica que o faz rir incessantemente em situações de nervosismo (um possível quadro de epilepsia gelástica), o personagem recorre ao serviço de saúde pública, onde é atendido por uma assistente social.
Suas tatuagens do rosto incluem a palavra "Danificado" localizada no centro de sua testa, uma letra "lágrima" em forma de J localizada na bochecha esquerda e uma estrela na têmpora direita. A parte superior-direita do peitoral contém uma caveira maligna usando um chapéu de bobo da corte.