A valsa representa a primeira dança da menina tida como jovem adolescente a partir do momento presente.
Segundo Juliana, apesar de ser uma tradição, a debutante não é obrigada a convidar valsantes e, para substituir o momento, opções não faltam! "Ela pode exibir um vídeo de homenagem ou retrospectiva e até receber o presente dos pais.
Esse termo é utilizado para designar a transição de uma adolescente para uma mulher. Isso acontece quando ela completa o seu tão esperado 15 anos de idade!
Mas, se quiser uma festa tradicional, você terá que eleger um garoto para dançar com você a valsa principal, o príncipe para festa de debutante. Claro: ele deve ser escolhido com o maior cuidado! Afinal, esse garoto será um dos destaques da sua noite especial e vai aparecer com você em boa parte das fotos da valsa.
O grande objetivo da festa de debutante é realizar o sonho da adolescente, com uma celebração repleta de diversão e personalidade na qual ela, junto com seus familiares e amigos queridos, pode curtir uma noite inesquecível, realizar sonhos e eternizar momentos de alegria neste rito de passagem tão marcante.
Agora sim, é o momento mais esperado: a valsa, que acontece geralmente à meia-noite e dura em média meia hora. Como é muito esperado por todos, pode ocorrer um pouco de nervosismo, mas calma!
Tradicionalmente, a festa de 15 anos conta com 15 casais – para representar os 15 anos de vida da aniversariante – que abrem a pista com ela. Eles têm a função de dançar a valsa ao redor dela, enquanto ela dança com o avô, o pai, o padrinho e o príncipe.
A entrada da debutante é o grande apse da festa. O cerimonial pode ser mais curto ou mais longo, depende do estilo da debutante, se é mais moderna ou tradicional. O recomendado é não se estender muito pois os convidados não tem paciência com longas cerimônias.
No Brasil os principais tipos de festas de 15 anos são: Festa de 15 anos Tradicional - Em que segue-se a tradição de maneira estrita. A debutante entra para a cerimônia, dança a valsa com os 15 casais e passa pela troca do sapato e do anel. A festa tradicional pode variar um pouco por estado brasileiro.