Quais as principais Hemoparasitoses em cães?

Quais as principais Hemoparasitoses em cães?

Os principais agentes causadores das hemoparasitoses em animais de companhia são Babesia canis e Erlichia canis, hemoparasitas frequentemente diagnosticado em caninos, e o Mycoplasma haemofilis um hemoparasita de felinos.

O que é uma Hemoparasitose?

Os hemoparasitas são organismos que parasitam as células do sistema hematopoiético. Podem ser bactérias atípicas como as Rickettsias e Mycoplasmas ou ainda protozoários como as Babesias. Quando há suspeita de hemoparasitose, o clínico enfrenta alguns desafios que podem mascarar o diagnóstico final.

Quais são as Hemoparasitoses?

HEMOPARASITOSE. Os hemoparasitas são organismos que parasitam as células do sistema hematopoiético. Podem ser as Rickettsias e Mycoplasmas, bactérias atípicas, intracelulares obrigatórias e gram negativas, e ou protozoários como as Babesias. São transmitidos através da picada do carrapato.

Como tratar Hemoparasitose em cachorro?

Entretanto, os hemoplasmas não são visíveis em cães infectados de forma crônica ou assintomáticos. A PCR é o teste de eleição para o diagnóstico de hemoplasmose em cão. O tratamento de eleição é a doxiciclina (5 mg/kg/ BID ou 10 mg/kg/SID) por pelo menos 4 semanas podendo se prolongar por 8 a 12 semanas.

Como diferenciar babesiose de erliquiose?

Os sintomas iniciais são a perda de apetite e indisposição, evoluindo para sintomas mais graves como inchaço ou inflamação das patas, febre, vômitos e cegueira. Já a babesiose ataca os glóbulos vermelhos do sangue, podendo causar anemia e problemas na coagulação sanguínea.

Como tratar a erliquiose canina?

A Erliquiose é tratável em qualquer fase. O tratamento é feito à base de medicamentos, sobretudo os antibióticos (em especial a DOXICILINA). Por vezes é necessária a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do animal.

O que é Hemoparasitose felina?

A anemia infecciosa felina ocorre em todo o mundo e também é conhecida como hemobartonelose felina, devido ao antigo nome de seu agente, Haemobartonella felis.

Quais são os sintomas da doença do carrapato?

Doença do carrapato sintomas

  • Petéquias (pontinhos vermelhos em locais como abdômen, gengiva e olhos);
  • Hematomas;
  • Sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes;
  • Apatia;
  • Perda de peso;
  • Febre.

Como os hemoparasitas podem danificar o organismo do hospedeiro definitivo?

Ao invadirem o corpo do hospedeiro, os hemoparasitas podem causar doenças conhecidas como hemoparasitoses, tanto na espécie humana como em diferentes espécies de mamíferos e até mesmo aves.

Como tratar Hemoparasitas?

O tratamento é simples, e consiste na administração de antibióticos; sendo a doxiciclina o antibiótico de escolha. Infelizmente muitas vezes, a falta de um diagnóstico precoce pode acarretar doença bem severa, com quadros anêmicos graves com necessidade de transfusão sanguínea.

Quais são os hemoparasitas?

  • Os hemoparasitas formam um grupo de parasitas que se alojam na corrente sanguínea do hospedeiro, e podem ainda ser considerados parasitas intracelulares ao se alojarem dentro das células do animal.

Qual a diferença entre hemoparasitos e outras doenças infecciosas?

  • Apesar dos avanços nas pesquisas para o diagnóstico destas enfermidades nos últimos anos, as hemoparasitoses ainda são um grande desafio, já que existem limitações para o diagnóstico preciso de muitas delas cujas manifestações clínicas e laboratoriais são muito semelhantes entre si e com outras enfermidades não infecciosas.

Quais são as bactérias que causam hemoparasitose?

  • Podem ser bactérias atípicas como as Rickettsias e Mycoplasmas ou ainda protozoários como as Babesias. Quando há suspeita de hemoparasitose, o clínico enfrenta alguns desafios que podem mascarar o diagnóstico final. Dentre esses desafios estão as semelhanças entre as sintomatologias clínicas, as alterações laboratoriais e o decurso das doenças.

Quais são os tipos de hemoparasitos do carrapato?

  • Esses, quando parasitam os cães, afetam a corrente sanguínea, levando-os então aos sintomas da doença. Há alguns tipos diferentes de hemoparasitoses. Isso vai depender de qual microrganismo o carrapato contraiu. No caso da Babesiose, a doença costuma ser transmitida pelo carrapato marrom infectado pelo protozoário Babesia canis.