Quando a contaminação cruzada se dá diretamente de um alimento contaminado para outro, é considerada "direta", ao passo que a "indireta" está associada com a transferência de contaminantes a partir dos utensílios empregados na manipulação do alimento.
Contaminação cruzada direta e indireta A contaminação cruzada direta ocorre quando alimentos in natura e seus fluidos entram em contato direto com alimentos pré-preparados ou prontos para consumo, transferindo seus agentes contaminantes a estes.
Colocar alimentos crus ou cozidos em equipamentos sujos. Armazenar alimentos de origens diferentes no mesmo vasilhame, ou até mesmo no mesmo refrigerador sem as devidas separações. Falta de higienização das mãos dos manipuladores entre as manipulações. Manipular lixo e sem higienizar as mãos manipular alimentos.
Contaminação cruzada direta: ocorre quando um alimento in-natura ou seus fluidos entram em contato com um alimento já pronto para consumo; Contaminação cruzada indireta: ocorre quando manipuladores, superfícies, equipamentos transferem microrganismos contaminantes para alimentos pré-preparados ou prontos para consumo.
Contaminação cruzada direta: quando a contaminação ocorre diretamente de um alimento contaminado para outro; Contaminação cruzada indireta: quando um alimento é contaminado através de uma superfície ou utensílio.
A contaminação cruzada, independentemente do segmento em que ocorra, é quando há a transferência de contaminantes entre materiais de trabalho ou superfícies. Ela pode acontecer de forma direta, como entre tatuador e cliente, ou indireta, de algum material utilizado no estúdio para algum cliente.
A transmissão direta pode acontecer, por exemplo, por contato físico direto, ou ainda por contato com secreção de outro indivíduo. Já a transmissão indireta desses agentes infecciosos decorre mediante veículos de transmissão.
No caso direto, a contaminação se dá pelo contato dos alimentos com produtos mal higienizados, com a presença de bactérias do tipo salmonela, coliformes fecais etc., ou por vírus transmitidos através da saliva, do ar, alimento de origem animal contaminado (por exemplo, febre aftosa e gripe aviária), além da hepatite B ...
A contaminação cruzada é aquela que resulta do transporte de microrganismos de um medicamento para outro, não contaminado. A contaminação cruzada pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação de medicamentos, mas também através dos manipuladores (mãos e vestuários de proteção).
Agora que você já conhece o problema, vamos dar 5 dicas para evitar a contaminação cruzada na sua cozinha.