Causas
Raramente a esplenomegalia causa sintomas. Quando presentes, podem ocorrer soluços, incapacidade de comer uma refeição abundante, aumento do volume abdominal, dor abdominal do lado esquerdo (região onde o baço está localizado) e febre.
O baço aumentado, também conhecido por baço inchado ou esplenomegalia, caracteriza-se pelo aumento do tamanho do baço, que pode ser causado por infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, ou presença de determinadas doenças.
A esplenomegalia consiste no aumento do tamanho do baço que pode ser causado por diversas doenças e que necessita de tratamento para evitar uma possível ruptura, de forma a evitar hemorragias internas potencialmente fatais.
Quais são as causas da esplenectomia? Diversas podem ser a indicação para uma esplenectomia. As mais comuns ocorrem em casos de esplenomegalia (aumento do baço) com hiperesplenismo, uma espécie de hiperfunção não programada do órgão que acaba por levar à anemia e queda no numero de plaquetas.
A Esplenomegalia Malárica Hiperreactiva (EMH), entidade clínica anteriormente conhecida como Síndroma de Esplenomegalia Tropical1, parece representar uma disfunção imunológica como consequência de episódios de malária recorrentes.
Se a esplenomegalia é maciça (baço palpável 8 cm abaixo da margem costal), a causa costuma ser leucemia linfocítica crônica, linfoma não Hodgkin, leucemia mieloide crônica, policitemia vera, mielofibrose primária, doença de Gaucher ou leucemia de células pilosas.
A dor no baço pode acontecer quando esse órgão sofre algum tipo de lesão ou quando aumenta muito de tamanho, podendo a dor ser percebida ao tossir ou mesmo ao toque. Nessas situações, além da dor, é possível também observar alterações no exame de sangue.
A medição de proteínas sanguíneas pode determinar se estão presentes outros quadros clínicos capazes de fazer o baço crescer, tais como amiloidose , sarcoidose , malária , leishmaniose visceral , brucelose e tuberculose . Os exames do fígado ajudam a determinar se o fígado também está doente.
Este é um tumor maligno que surge a partir de vasos sangüíneos. O hemangiossarcoma esplênico é o tipo mais comum de tumores malignos do baço canino. Cães com hemangiossarcoma podem ser identificados, entre outros sintomas, por aumento do tamanho abdominal, anorexia, depressão e vômito.