A estrutura das palavras envolve um conjunto de fatores formadores e que são responsáveis pelos significados de cada uma delas. Contudo, para que esse processo aconteça, cada termo apresenta unidades mínimas, que na língua portuguesa são chamadas de morfemas ou elementos mórficos.
Estrutura das Palavras
Estrutura das Palavras As palavras são formadas de elementos mórficos, chamados morfemas, que as estruturam. São eles: Raiz, radicaletema, que são elementos básicos que carregam o significado dessa palavra; Afixos, desinênciae vogal temática, que são elementos modificadores da significação do radical.
As palavras são constituídas por diferentes unidades significativas chamadas de elementos mórficos ou morfemas. Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: Radical: é o elemento irredutível que informa o significado básico da palavra.
DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA. ... PREFIXO: quando o afixo é adicionado no início da palavra. Chamamos este processo de derivação prefixal.
«No caso [de infelizmente], não se trata de um só processo de formação de palavras. O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz. Ou, de outra forma possível, o sufixo -ment(e) agrega-se a feliz, o prefixo in- agrega-se a felizmente.
Na palavra Tijolinho, não existe nenhum prefixo antes de "-Tijol". Logo não temos prefixo. Vogal de ligação são fonemas que se ligam a desinências para melhorar a pronúncia da palavra. No caso de tijolinhos, não se faz esse uso, pois o sufixo se liga ao radical sem nenhuma interferência na pronúncia.
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
As palavras podem ser formadas, basicamente, por dois processos: a derivação e a composição. Enquanto no primeiro partimos de um mesmo radical para formar uma nova palavra, no segundo haverá sempre mais de um radical. Exemplos: Terreiro – Terr ( radical) + Eiro ( sufixo) – Derivação.