Abertura ao novo Abertura ao novo é a macrocompetência que envolve a curiosidade para aprender, a imaginação criativa e o interesse artístico. Ela articula competências como o interesse pela arte, pelas emoções e pela variedade de experiências estéticas, culturais e intelectuais.
- Respeitando os outros, aos mais velhos e mais necessitados. O respeito à fragilidade dos demais é uma regra básica dentro la amabilidade. As crianças devem reconhecer, através dos seus atos, as necessidades dos mais velhos e das pessoas que tenham alguma dificuldade física, intelectual, etc.
O engajamento permite que o profissional fique mais motivado no trabalho e que se sinta melhor em suas atividades. Com isso, ele tem mais energia, disposição e criatividade para fazer suas tarefas.
As habilidades socioemocionais são capacidades que ultrapassam a dimensão cognitiva e envolvem de forma muito mais profunda o lado emocional e psicológico do ser humano. Essas competências mostram-se cada vez mais importantes na formação de um cidadão responsável e capaz de exercer um papel ativo na sociedade.
São eles: autogestão, engajamento com os outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo.
Competências socioemocionais: você sabe quais são as dez habilidades mais usadas? Segundo Cristina, são empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.