Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.
relações, comparações e confrontações entre a abordagem pedagógica tradicional e humanista, concepções compreendidas como tendências utilizadas no processo de ensino-aprendizagem que influencia as situações concretas na sala de aula e nesse cenário educativo a relação professor aluno. ...
Embora haja críticas a cada uma delas, é indiscutível que as práticas educativas norteadas pela pedagogia da problematização são as que melhor se adequam à nossa realidade, pois além de promover a valorização do saber do educando, dá a ele a autonomia necessária para transformar a si mesmo e a realidade.
No entanto, na tentativa de romper com o modelo mecanicista, surgiram as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Essas Abordagens podem ser definidas como movimentos que buscam renovação teórico-prático com o objetivo de estruturar o campo de conhecimento específicos da Educação Física3.
No método expositivo como atividade normal, está implícito o relacionamento professor-aluno: o professor é o agente, o aluno é o ouvinte. ... A abordagem tradicional ensino e aprendizagem, a ênfase é dada às situações de sala, onde os alunnos são "instruidos" pelo professor.
A abordagem Humanista privilegia os aspectos da personalidade do sujeito que aprende. Corresponde ao "ensino centrado no aluno". O conhecimento, para essa concepção, existe no âmbito da percepção individual e não se reconhece objetividade nos fatos.
Reflexão Acerca das Principais Abordagens Pedagógicas e a Postura do Professor
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
As diferentes abordagens são de caráter vital para assim compreender quais são mais eficientes a determinado publico e quais são menos eficientes e assim melhorar a experiência do aluno e do professor em sala de aula.
As principais abordagens que hoje coexistem no cenário nacional são: a Psicomotricista, a Construtivista-Interacionista, a Desenvolvimentista, a Sistêmica, Crítico-Superadora, a Crítica-Emancipatória, a Cultural, a dos Jogos Cooperativos, a Saúde Renovada, e dos PCN's 4.