1. Desgaste por atrito ou fricção. 2. [ Medicina ] Raspagem de ossos cariados, de dentes com tártaro, de pele, de mucosa, etc.
Uma abrasão superficial é um ferimento superficial da pele, causado geralmente por um arranhão, uma "ralada″, uma queimadura ou pela escovação intensa. Abrasões geralmente são pequenas lesões que você pode tratar em casa.
Abrasão é o desgaste patológico do dente, através de forças mecânicas não relacionadas com a oclusão e mastigação1,2, como por exemplo, a utilização de escovas com cerdas duras; o uso de dentifrícios abrasivos1,2; o uso incorreto de palitos e instrumentos de sopro; e raspagem e curetagem periodontal1.
As abrasões de córnea são defeitos epiteliais superficiais autolimitados. (Ver também Visão geral das lesões oculares.) As lesões conjuntivais e da córnea mais comuns são corpos estranhos e abrasões. O uso incorreto de lentes de contato pode danificar a córnea.
Abrasão é o processo físico de friccionamento, polimento ou raspagem pelo qual as partículas de rocha (geralmente microscópicas) são erodidas pela fricção da água corrente, ondas, correntes marinhas, vento, geleiras, etc.
Conceito de Abrasão Marinha Este desgaste ocorre geralmente na base dos paredões rochosos da costa, levando ao seu desmoronamento e progressivo recuo relativamente à linha de costa e à formação de grandes arribas denominadas falésias.
É uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear ou com pequenas manchas, pontos ou depressões, produzida por meios mecânicos (freqüentemente coçar), geralmente envolvendo somente a epiderme, mas, não raro, atingindo a derme papilar, com perda de substância superficial da pele, de mucosas ou de ...