1) Por que a educação é um fenômeno e um processo social? Em suma, porque a educação é um processo que se constrói no individual e no coletivo, constituindo-se, deste modo, parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade.
O Que significa a expressão "a educação é socialmente determinada"? Significa que a prática educativa, e especialmente os objetivos e conteúdos do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.
Educação, um direito fundamental de todos, perpassa o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolar, familiar e social.
São exemplos de fenômenos sociais o desemprego, a inflação, o aumento na produção de riquezas, as taxas de mortalidade e o crescimento econômico. Os fenômenos sociais não são, portanto, individuais. Os acontecimentos e decisões pessoais não são considerados, pela Sociologia, como fenômenos sociais.
A educação, em todas as suas formas, é um processo social por excelência. Para alguns, é responsável pelo desenvolvimento de habilidades e pela construção do senso crítico por meio do intercâmbio de conhecimentos e do diálogo. ... Enfim, normas e valores sociais devem moldar o eu individual ao eu social.
O Processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, como o processo de aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo.
Podemos considerar como fenômenos sociais positivos a escola, a queda da desigualdade, o respeito às liberdades individuais, aumento da expectativa de vida, etc. Já os fenômenos sociais negativos são o desemprego, aumento da violência, desabastecimento, gentrificação, etc.
Os fenómenos sociais são o objeto das Ciências Sociais. Estas estudam os fenómenos ligados à vida dos homens em sociedade. Designamos por fenómeno um determinado tipo de factos com características comuns e semelhantes.