O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas.
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Enxertar plantas é basicamente juntar duas plantas diferenças através de uma mini "cirurgia", formando uma única planta. ... A maioria dos cultivos de frutíferas hoje usa plantas enxertadas, sendo comum a enxertia também em rosas, ou mesmo em tomates cultivados em estufas.
Faça uma incisão nas duas plantas e encoste uma na outra para que haja a troca de seiva e, finalmente, a união dos tecidos. É preciso prender com fita para que a união entre as partes fique mais forte. Quando houver a devida união dos tecidos e a encostia vingar, comece a cortar, aos poucos, o cavalo.
O fim do período chuvoso pelo fato de haver melhor circulação da seiva e por (para a maioria das espécies frutíferas) ter se passado a safra, vem a ser a época mais propícia para a prática da enxertia.
A técnica de enxerto ósseo é indicada para pacientes que desejam colocar um implante dentário, mas não têm as condições necessárias nos ossos da boca para recebê-lo.
Vantagens da enxertia
Além das vantagens já mencionadas, a enxertia permite ainda propagar plantas que não podem ser multiplicadas por meio de outros métodos. Algumas fruteiras não produzem sementes ou, muitas vezes, as sementes apresentam um baixo poder germinativo.
Árvore que dá frutos quando ainda é muito franzina, pode ter certeza, é enxertada. Já aquela que está há anos sem frutificar, mas você viu crescer desde a mudinha, batata, é muda vinda de semente.
Vende-se mudas de ponkan enxertada por 15.00 reais As mudas tem 1.00 metro, Produz em 6 a 9 meses.