Com apenas um W na frente da sigla indicando o termo "wireless" (sem fio), a rede WLAN funciona de forma parecida com a LAN, mas não precisa de cabos conectados. No lugar dos fios, a configuração usa ondas de rádio para se conectar à Internet e transmitir dados para cada dispositivo habilitado.
A WLAN (wireless local area network) é a rede de área local sem fio. O uso mais utilizado é para realizar conexões de internet via ondas de rádio, ao contrário da rede fixa, que utiliza cabos de rede.
A rede alargada (WAN, Wide Area Network) é a rede de computadores ligados do mundo exterior. Considere que a WAN é a Internet. O seu modem troca informações com a Internet ao obter e enviar dados através da porta WAN.
As redes LAN cobrem uma área limitada, com uma faixa de IPs restrita. As redes de sua empresa, de uma universidade, um hospital etc. ... As redes locais podem também ser implementadas sem o uso de cabeamento. A redes locais sem fio são conhecidas como WLAN (em inglês, Wireless Local Area Network).
Esse botão aparece em alguns modelos e facilita o processo de conexão entre o roteador e seu dispositivo dispensando a utilização ou memorização de senhas. Quando você quiser conectar um novo aparelho à sua rede Wi-Fi, basta pressionar o botão WPS para que seu aparelho se conecte ao roteador automaticamente.
Somos um provedor de Internet Banda Larga, licenciado pela Anatel. Já estamos há 8 anos atuando na região metropolitana de Belém, e durante todo esse tempo prezamos sempre pela ética e o respeito aos nossos clientes, trabalhando sempre para oferecer o melhor serviço.
As redes WLAN usam ondas de rádio para transmitir o sinal de internet. De forma geral, se usa um modem ou roteador conectado diretamente ao sinal da operadora. Esse equipamento pega o sinal vindo da operadora por meio de um cabo, podendo ser um cabo de cobre comum ou um cabo de fibra óptica (mais rápido).