A palavra "aborígine" (ou "aborígene") é empregada para designar um povo que vive no mesmo território há milhares de anos. A palavra "nativo" também é usada como sinônimo. No passado, os aborígines não tinham contato com outras culturas. ... Os aborígines brasileiros são chamados de índios.
O maior estudo genético de populações humanas mostra que os australianos provêm de uma migração africana anterior às demais. ... Isso significa que os aborígenes ocuparam a Austrália há muito, muito tempo, tanto que são a população viva mais antiga do planeta, e que saíram da África antes do resto da humanidade.
A arte aborígene continuou a ser praticada ininterruptamente até a chegada dos colonizadores, que encontraram diversos povos e clãs que preservavam uma cultura visual e usavam para pintar pigmentos minerais, vegetais e animais, junto com gomas, colas e gordura, sobre suportes diversos, como cascas de árvores, vestuário ...
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra aborígine é a forma mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra aborígene é a forma mais utilizada no português de Portugal.
"O uso recorrente do termo 'índio' representa um processo de não reconhecimento dos povos que existiam antes mesmo do que chamamos de 'Brasil'". A declaração da ativista Valquíria Kyalonã, povo Xukuru (PE), simboliza o eco de discussões nem tão novas de uma população que não aceita mais o lugar folclórico.
As pessoas ainda pensam que índio e indígena é a mesma coisa. ... A palavra indígena diz muito mais a nosso respeito do que a palavra índio. A palavra índio gera uma imagem distorcida. Já indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros.
A cultura aborígene é caracterizada pela forte união de todos os seres da natureza. Para eles, o ser humano não é superior, apenas partilha a natureza com os demais seres. Por esse motivo, honram a natureza em quase tudo o que fazem. ... Para marcar o ritmo das mímicas e das danças, os aborígenes usam bastões.
Em 1976, o Ato de Direito às Terras do Norte e leis do Sul da Austrália levaram a que um quarto das terras, na sua maior parte áridas, que pertenciam ao Estado fossem devolvidas aos aborígenes, que tiveram de realizar duras negociações com a indústria de extração de minérios.