O professor Pasquale explica que o verbo 'abrir' é irregular, com um só particípio. A forma correta é 'aberto'.
A polêmica em torno dessa palavra se dá entre os que sustentam ser o particípio regular do verbo "abrir" uma forma antiga, caída em desuso, e os que alegam que abrido nunca existiu! De uma forma ou de outra, fuja dele. ... O mesmo vale para os verbos derivados destes, como desdizer, refazer, sobrescrever etc.
O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.
O particípio do verbo "trazer" é muito confundido pela maioria das pessoas no ato da comunicação. O uso de expressões como "Eu tinha trago dinheiro suficiente" é bastante comum. ... O correto é dizer "trazido", pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma "trago" não é aceita.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: "Ele tinha chegado atrasado."
"Olá! O correto é 'eu tinha falo' ou 'eu tinha falado'?" (Natália Marques) O verbo "falar" não tem particípio irregular, Natália. Deve-se dizer "eu tinha falado".
A forma correta é escrito. A palavra escrevido não existe e não deve ser usada como particípio do verbo "escrever".