Atualmente, é o palco de grandes eventos realizados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), como o Festival Amazonas de Ópera e os festivais de Dança e Teatro; de espetáculos eruditos como os apresentados pelos Corpos Artísticos estatais; e também populares, beneficiando artistas locais de diversos gêneros.
Antônio José Fernandes Júnior O projeto de construção do Teatro Amazonas foi feito pelo deputado provincial Antônio José Fernandes Júnior e foi apresentado à Assembleia Provincial em . Venceu a licitação da obra o Gabinete Português de Engenharia de Lisboa, representado pelo comerciante Antônio de Oliveira Braga.
Arquitetura do Renascimento Neorrenascença Teatro Amazonas/Estilos arquitetônicos
O Teatro Amazonas recebe grandes montagens de ópera, shows musicais e peças de teatro. Um de seus principais corpos artísticos é a Amazonas Filarmônica, criada em 1997. Pode ser visitado em grupos, de terça a sábado, entre 9h e 14h. A cada 45 minutos há visitas guiadas nos idiomas português, inglês e espanhol.
Agendamento – Para visitar, é preciso agendar um horário por meio do Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), no aplicativo Cultura.AM ou no site do Teatro Amazonas.
Os interessados devem acessar o Portal da Cultura, https://cultura.am.gov.br. Em seguida, é precisa clicar em 'Agendamento de Visitas'. Clique aqui e vá direto para a página de agendamento.
O Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do Brasil e o principal cartão-postal da cidade de Manaus. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico, foi inaugurado em 1896 para atender ao desejo da elite amazonense da época, que idealizava a cidade à altura dos grandes centros culturais.
A primeira ideia concreta de construção de um Teatro em Manaus surgiu em 1881. ... Depois de muitos entraves políticos, administrativos e técnicos, o Teatro Amazonas foi finalmente inaugurado em 31 de dezembro de 1896, embora sem estar ainda totalmente concluída a construção e decoração.
Teatro Amazonas Principal cartão-postal da cidade, o Teatro Amazonas foi concluído em 1896, durante o Ciclo da Borracha. Com estilo renascentista, o teatro chama atenção por sua incrível beleza arquitetônica, e é até hoje um dos principais centros culturais de Manaus, recebendo espetáculos diversos durante todo o ano.
Visitantes pagantes deverão apresentar comprovante do agendamento e efetuar o pagamento junto à bilheteria do Teatro. Meia entrada: estudantes (carteirinha com validade), professores, idosos a partir de 60 anos, doadores de sangue, militares e acompanhante de pessoa com deficiência (PCDs), todos mediante comprovação.