Atualmente, há um grupo religioso etíope que diz manter a Arca escondida. Os monges da Igreja Santa Maria de Sião teriam recebido o objeto das mãos de Menelik, filho do Rei Salomão com a rainha de Sabá, em 950 a.C.. Segundo os monges, a Arca da Aliança permanece escondida em um templo próximo ao lago Zway.
A arca ficava no lugar santíssimo do tabernáculo separado do lugar santo por um véu no qual estava bordado um querubim. Feita de madeira de acácia e revestida em ouro, guardava as tábuas da lei, um jarro com maná e a vara de Arão.
A Arca da Aliança, construída para guardas as tábuas dos dez mandamentos, desapareceu do Templo de Salomão, em Jerusalém. O último registro da arca foi feito há anos atrás. O paradeiro desse tesouro é um dos maiores mistérios da humanidade.
Os filisteus teriam tomado a Arca como despojo de guerra, e a levaram ao templo de Dagom, em Asdode. ... Os bete-semitas, movidos pela curiosidade, olharam para o interior da Arca, e morreram instantaneamente fulminados. Em seguida, foi transportada para Quireate-Jearim, onde ficou aos cuidados de Eleazar por 20 anos.
Obede-Edom era um homem geteu (Gate-Hefer, Gate-Rimom; provavelmente não pode ser Gate filisteia pois era levita), em cuja casa foi guardada a Arca da Aliança. Ele teve oito filhos, e vários netos.
No livro sagrado, o Templo de Salomão é o local construído para abrigar a Arca da Aliança, cofre que guardaria as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos e que teria desaparecido após a destruição do espaço, incendiado pelo exército do rei babilônio Nabucodonosor em 586 a.C.
Acredita-se que na Igreja Santa Maria do Sião, na cidade de Axum, está escondida a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que, onde reza a tradição, foram guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos. Além disso, os ritos religiosos permeiam todo o cotidiano e cultura dos etíopes.
A Arca da Aliança, segundo a bíblia, guardava objetos sagrados e era veículo de comunicação de Deus com o povo escolhido. ... O objeto sagrado ficava exposto em um altar central e a entrada no recinto era proibida, só letivas e o próprio rei tinham acesso ao local.
Introdução. Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.
A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor. Somente os sacerdotes poderiam transportar a arca ou tocá-la e no dia da expiação, estando ele em pecado, morreria instantaneamente.