Para fazer o seu gato te obedecer, a maneira correta e também a mais efetiva, é criar uma rotina de recompensas para as atitudes corretas dele e de repreensão para aquelas que são desagradáveis. Assim, se o seu gato for obediente, recompense-o com petiscos ou carinho.
Técnicas de treinamento Um bom treinamento para felinos começa com carinho, brincadeira e guloseimas. O gato necessita ser recompensado para poder compreender as atividades e assim, posteriormente, obedecer a regras simples. Elogiar o animal, e em seguida dizer o seu nome, é a etapa inicial do processo de adestramento.
Enquanto faz esta ação diga um não firme e deixe-o ir. Deve segurar o gato com firmeza mas com suavidade, nunca deve magoar o seu pet, o que deve fazer é marcá-lo para ele saber que o que está fazendo não é bom. Repita esta ação cada vez que for necessário e tente usar o mesmo tom de voz forte e firme.
Siga o passo a passo!
Para começar agressão é um crime, independente do animal. É proibido bater em qualquer animal. Se você tem um gatinho e de vez em quando quer dar aquela "palmadinha educativa" saiba que além de não funcionar vai afastar o gato de você.
Na verdade, um gato só pensa em si mesmo, em seu bom prazer e em seu bem-estar. O que você espera dele, ele realmente não se importa! Portanto, é normal que o seu gato não o escute se não o achar interessante. Por outro lado, se você lhe der uma ordem em relação aos desejos dele, ele o ouvirá.
Mas poucos obedecem. "Gatos, diferentemente de cães, não foram domesticados para obedecer ordens", explica Atsuko Saito, um dos autores do estudo. "Eles preferem ter a iniciativa no relacionamento com humanos." O que eles ganham com isso? ... Em grupo, todos os gatos são pardos.
Segundo o biólogo e autor do livro "Cat Sense", os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.
Sem treinamento de repetição e reforço, a extensão de memória de um cão é de cerca de 5 minutos . Gatos, por outro lado, em média, cerca de 16 horas , porém com um detalhe que irá fazer toda a diferença, os gatos só retem a informação por todo esse tempo no caso de atividades que o agradaram muito ou o incomodam muito!
Coloque-se em frente ao gato. Diga o nome do gato em tom amigável e dê-lhe uma guloseima. Repita 10 a 15 vezes mantendo-se imóvel em frente ao gato. Quando gato começar a responder ao seu nome, ou seja, para olhar para o dono quando chamado por aumentar a dificuldade.