O que provocou o aumento da demanda de mão de obra indígena no século XVII? RESPOSTA: O aumento da demanda de mão de obra indígena aconteceu pela crise de abastecimento de africanos escravizados, visto que os holandeses, a partir de 1630, dominaram os centros africanos fornecedores de mão de obra escrava.
Mudanças em fatores como renda média e preferências podem fazer com que uma curva de demanda inteira se desloque para a direita ou esquerda. Isso faz com que uma quantidade maior ou menor seja demandada, dado um determinado preço. Condição ceteris paribus.
A "missão evangelizadora" também era uma justificativa para escravizar os africanos "infiéis". Além disso, o negro era considerado um ser inferior, uma coisa, não uma pessoa, e por isso não tinha nenhum direito. Dessa forma, gradativamente os negros substituíram os nativos indígenas no trabalho escravo na colônia.
A principal fonte de mão de obra indígena escrava eram as entradas e bandeiras de apresamento, facilitadas pelas desavenças e guerras intertribais dos indígenas brasileiros. Os locais onde se aprisionavam os indígenas eram chamados de "casas de preamento".
Uma das características marcantes do processo de conquista português na Amazônia foi a utilização da mão-de-obra indígena. Colonos, missionários e a Coroa portuguesa envolveram-se em constantes embates e também em conivências que definiram tragicamente o destino dos índios.
Os índios retiravam as árvores das florestas próximas ao litoral e colocavam-nas nas caravelas portuguesas em troca de espelhos e bugigangas que não tinham valor comercial para os portugueses, mas chamavam a atenção dos nativos. Essa troca chamava-se escambo.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
** A tabela de demanda mostra que enquanto o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, e vice-versa. ... A inclinação descendente da curva de demanda novamente ilustra a lei da demanda—a relação inversa entre preços e quantidade demandada.
Outro fator bastante importante, se não o mais importante, na substituição de mão-de-obra indígena pela africana, era a necessidade de uma melhor organização da produção açucareira, que assumia um papel cada vez mais importante na economia colonial.
e) o principal motivo da adoção da mão de obra de origem africana era o fato de que esta precisava ser trans- portada de outro continente, o que implicava a abertura de um rentável comércio para a metrópole, que se articulava perfeitamente às estruturas do sistema de colonização.