As Hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. Micélio é a parte vegetativa de um fungo colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas.
Conjunto de filamentos (hifas) constituintes do corpo vegetativo da maioria dos fungos. Filamento ramificado, originado de um esporo e que cresce por alongamento das suas extremidades.
Micélio vegetativo→ formado por hifas que ficam imersas no substrato e dele retiram, o alimento necessário para a sobrevivência do fungo. O crescimento ocorre nas extremidades das hifas, que vão penetrando cada vez mais no substrato, explorando-o na obtenção de alimento.
As hifas, filamentos que constituem o micélio, podem apresentar diferentes tipos de organização: cenocíticas, hifas que não apresentam septos, e septadas. Pelos poros das hifas septadas ocorre trânsito de citoplasma e de núcleos de uma célula para outra.
Os liquens são organismos formados por associação interespecífica entre algas e fungos. Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose.
O micélio pode se apresentar como micélio vegetativo exercendo as funções de assimilação, fixação e crescimento das espécies, ou se diferenciar em micélio de fruitificação que serve à reprodução da espécie.
Os tipos de micélio podem ser vegetativo, aéreo e reprodutivo.
Micélio é nome que se dá ao conjunto de hifas emaranhadas de um fungo. O micélio vegetativo é a parte correspondente a sustentação e absorção de nutrientes, se desenvolvendo no interior do substrato. O micélio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo.
Micélio é a parte vegetativa de um fungo ou colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas. ... O micélio que se projeta na superfície e cresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo.
Hifa: A hifa é um longo e ramificado filamento que em conjunto com outras hifas forma o talo de um fungo (micélio). ... Os septos têm poros que permitem a passagem de citoplasma, organelos, e por vezes núcleos; um exemplo é o septo doliporo dos fungos do filo Basidiomycota.