verbo transitivo direto e pronominal Retirar a nacionalidade de; destituir os direitos conseguidos pela nacionalização; desnaturalizar-se. Deixar de possuir ou perder a naturalidade; desnaturar. Etimologia (origem da palavra desnaturalizar).
No campo da Sociologia, o termo desnaturalizar é usado para evidenciar que os fenômenos sociais passaram por diferentes momentos históricos. Nesta direção, o termo desnaturalização nos mostra que as mudanças sociais só acontecem por conta das decisões tomadas pelo homem.
O termo desnaturalização diz respeito à uma maneira de enxergar a dinâmica social que envolve os agentes, as instituições e as normas que regem a sociedade. ... Na realidade, a desnaturalização busca afirmar que a vida em sociedade é dinâmica e que passa por constantes processos de transformações em muitos níveis.
Resposta: Deixar de ser natural, perder a originalidade adaptando-se a processos que redefinem a sua funcionalidade.
A imaginação sociológica diz respeito a percepção do modo como a vida particular dos sujeitos está intimamente vinculada a contextos sociais mais amplos.
Estranhar/ desnaturalizar é um ato educativo, pois mobiliza e transforma. ... Estranhamento/desnaturalização como ato pedagógico visa a ampliação da visão de mundo e horizontes de expectativas de si nas relações sociais, pois contribui para o protagonismo ao desestabilizar e rearticular.
Desnaturalizar significa não tomar a sociedade como imutável. A imaginação sociológica permite desnaturalizar a sociedade percebendo que os indivíduos constroem a realidade da vida social e, por isso, ela também pode ser mudada pela ação dos mesmos.
A desnaturalização das concepções a respeito dos fenômenos sociais surge como um papel central do movimento do pensamento sociológico (MORAES, 2010). seja, as instituições só existem por conta das ação e criação humanas, e não devem ser consideradas como algo para além delas.
pode ser compreendida pela superação do senso comum em direção a uma análise científica da sociedade.
O estranhamento e a desnaturalização recaem tanto sobre os fenômenos sociais como sobre as explicações desses fenômenos, assim proporciona estados de suspensão de saberes e procura por outras compreensões, em processos sempre dinâmicos.