A biologia molecular tem sido uma ferramenta aliada a medicina humana na pesquisa, diagnóstico e monitoramento de diferentes tipos de doenças. Por exemplo, em casos de câncer, medicina obstétrica, diagnósticos de doenças ligadas aos genes e até mesmo, na pesquisa de polimorfismos e aconselhamento nutricional.
A biologia molecular busca compreender a vida em seu nível fundamental, estuda as macromoléculas e como suas interações controlam as atividades e características dos organismos vivos.
A história que explica o surgimento da biologia molecular começou em 1866, quando Gregor Mendel inventou e desenvolveu a lei da herança (conhecida como lei das ervilhas). Depois disso, cerca de três anos, Friedrich Miescher fez a descoberta do ácido nucleico.
Biologia molecular é a ciência que estuda as relações entre RNA e DNA, como sínteses de proteínas e características genéticas que são transferidas a cada geração. Em outras palavras, essa área de estudo procura entender o que acontece com o material genético, como sua replicação, transcrição e tradução, por exemplo.
A biologia molecular é a área da biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente na base de todos organismos, os ácidos nucleicos, RNA s e DNA s.
A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos. A Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia Celular, Ecologia, Paleontologia, Anatomia, Fisiologia e Evolução.
Aplicação da biologia molecular em hematologia: As aplicações da tecnologia molecular em hematologia poderão elucidar o conhecimento das alterações moleculares de doenças, tal como ocorre atualmente na caracterização das lesões do gene da globina beta nas talassemias do tipo beta e na identificação dos haplótipos da Hb ...
Genética Molecular: Importância da Genética A genética molecular usa a informação molecular para determinar os padrões de descendência e daí avaliar a correta classificação científica dos organismos: a sistemática molecular.
A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica rotineira de laboratório usada para fazer muitas cópias (milhões ou bilhões) de uma região específica do DNA. Essa região do DNA pode ser qualquer objeto de interesse do pesquisador.
Mais especificamente, a Biologia Molecular investiga as interações bioquímicas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica. Trata-se de uma área que envolve diferentes conhecimentos da Biologia e da Química, especialmente aqueles referentes à genética e à bioquímica.