Experimente substituir a gordura vegetal por uma parte de margarina enriquecida com fitoesteróis e outra parte de margarina comum para culinária até encontrar a combinação adequada.
Você pode substituir a quantidade de gordura vegetal hidrogenada por margarina também. A diferença é que a massa não vai ficar tão quebradiça.
Margarina – Feita principalmente à base de gordura vegetal (a mais saudável), com um pouco de gordura animal (até 3%). As com maiores teores de gordura são mais indicadas para uso culinário. Creme vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas.
Margarina é, assim como a manteiga, uma emulsão de água, óleo e ar. Seu teor de gordura varia entre 30% (os creme vegetais tipo Becel tem 35% gordura) e 80% (sendo esses os mais próximos da manteiga). ... Já a gordura vegetal é 100% gordura, mas possui ar retido em sua massa.
São produtos da reação de uma molécula de glicerol (glicerina) com até três moléculas de ácidos graxos, apresentando composição triglicerídea predominante, por isso são chamados de glicerídeos. A diferença entre os óleos e as gorduras dois está no ponto de fusão de cada um.
Trata-se de óleos extraídos de plantas, como o óleo de girassol, o de gergelim, o de linhaça, entre outros. Estes óleos são benéficos porque grande parte de sua composição é gordura insaturada, a chamada "gordura boa", que ajuda o coração a funcionar perfeitamente. Tais óleos também são livres de colesterol.
-Você pode sempre substituir na sua receita a gordura hidrogenada por alguma outra de origem animal como a manteiga.
Frituras. Seja com óleo vegetal ou gordura animal, o ideal é evitar a fritura, que coloca o alimento em temperaturas altas. Mas, se esse tipo de preparo for indispensável, então escolha a banha de porco ou outra gordura de origem animal. "O óleo vegetal, na fritura, oxida bastante, liberando radicais livres.