11 receitas com cheiro-verde para abusar desse tempero saboroso
"O cheiro verde é ótimo e todos podem consumir. Ele ajuda na desintoxicação do organismo e essa mistura tem poder anti-inflamatório, muito bom para o frio. O cheiro verde também é excelente para os hipertensos, já que dá muito sabor aos alimentos, e com isso a quantidade de sal é reduzida.
O cheiro-verde é um tempero muito utilizado no Brasil. Mas se você pensa que ele é uma erva, está enganado: cheiro-verde é a combinação de salsinha e cebolinha. Em muitos lugares do Nordeste, a dupla é formada por cebolinha e coentro.
Bom, o termo cheiro verde veio da mistura das ervas de cheiro, perfeitas para o bom tempero, realçam sabor e colorem os pratos. Os temperos naturais verdes ativam as funções orgânicas, colocando a nossa máquina para trabalhar da forma mais correta.
O tempero verde caseiro é ótimo para temperar carne, para temperar frango, para temperar peixe ou qualquer alimento que você desejar. Eu por exemplo amo fazer uma asinha de frango temperada com esse temperinho caseiro.
A salsa, cebolinha e coentro combinados é popularmente conhecida no Brasil como cheiro verde... A cebolinha comum apresenta folhas de cor verde mais claro e folhas mais grossas comparada à cebolinha galega.
Vai bem com saladas, legumes frios e quentes, sopas, grãos, queijos e molhos frescos para todos os tipos de carnes, especialmente as brancas e os pescados. Para os vegetarianos, dá um toque especial a receitas com ovos, como omeletes e suflês.
A cebolinha possui vitamina A que é importante ao nosso organismo por atua como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico , melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo. Outra vitamina importante presente na cebolinha é a vitamina C que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento.
Da mesma família da cebola, a cebolinha é a folha de uma planta de origem europeia e é conhecida também como cebolinho, em Portugal, ou cebolinha-francesa. A planta atinge no máximo trinta centímetros de altura e tem folhas verde-escuras. É rica em antioxidantes e nutrientes, além de conter poucas calorias.
Na região Sudeste, o cheiro verde é composto de salsinha e cebolinha. Já na região Nordeste, essa mistura ganha mais um integrante: o coentro. Nos estados do Norte, é comum encontrar o tempero verde com a "chicória do Amazonas" – uma erva local. Mesmo dentro de uma mesma região, é possível encontrar variações.