A agropecuária é provedora principalmente de alimentos, fibras e energia para a sociedade. Graças aos avanços do conhecimento, gerados pelas instituições de pesquisa, a agricultura brasileira tem sido capaz de abastecer o mercado local e ainda exportar para diversos outros países ao redor do mundo.
Essa diminuição foi motivada, entre outras razões, pela baixa rentabilidade, elevados riscos e a falta de incentivo, que estão desestruturando a cadeia produtiva em vários Estados importantes. Outros fatores são as restrições ambientais ao plantio em áreas sensíveis e os baixos preços praticados no mercado.
Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.
O clima e a localização favoráveis são essenciais para o sucesso da nossa agricultura e pecuária. A esses fatores se alia a incorporação crescente da tecnologia, o que melhorou significativamente a produtividade.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Nesse contexto as condições climáticas favoráveis, melhor manejo das áreas, melhor controle de pragas e doenças, utilização de cultivares mais produtivas e de características agronômicas adequadas às condições locais são os fatores que mais contribuem para aumento da produtividade desse grão na região.
1- Brusone na cultura do arroz A brusone é considerada a principal doença da rizicultura, causada pelo fungo Magnaporthe oryzae.
Estas práticas contribuem para a sustentabilidade ambiental por meio do controle das perdas de partículas do solo, de nutrientes, de matéria orgânica e de água em terras utilizadas para fins agrícolas de modo que o solo se torne mais resistente contra as forças do processo erosivo e menos dependente de insumos externos ...
Práticas Edáficas: Tecnologias utilizadas para melhorar a fertilidade e as condições morfológicas do solo na fase de plantio e condução da lavoura, possibilitando um crescimento rápido e sadio das plantas que promovem uma maior cobertura e proteção do solo contra a chuva.