Órgãos da cavidade torácica. Como você viu acima, o tórax contém mais do que artérias, nervos e vasos linfáticos torácicos. Também contém órgãos e estruturas vitais, como o coração, os pulmões, o timo, a traqueia e o esôfago. Um dos órgãos mais importantes situados no tórax é o coração.
O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.
A Caixa torácica é uma estrutura formada pelas vértebras torácicas e costelas, o esterno (esterno) e as cartilagens costais (que prendem as costelas ao esterno). É a parte do esqueleto que envolve o tórax, consistindo de vértebras torácicas, costelas, cartilagens costais e esterno.
A caixa torácica e suas paredes protegem esta cavidade e suas estruturas, e têm grande importância na ventilação pulmonar. O diafragma e uma variedade de outros músculos também estão envolvidos no processo da ventilação. A ação de respirar é finamente controlada pelo centro respiratório localizado no tronco encefálico.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
Figura 1. O tórax é composto por um conjunto de estruturas que pode ser dividido em parede torácica, espaços pleurais, pulmões, hilos pulmonares e mediastino. Superiormente o tórax continua-se com o pescoço e inferiormente é delimitado pelo diafragma.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax.
A caixa torácica é composta por 12 vértebras torácicas e por 12 costelas de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes, além do esterno na parte anterior, totalizando 37 ossos.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax.