O núcleo celular é uma estrutura envolta por membrana que protege o DNA nas células eucariotas (desde fungos até plantas e animais). ... Nas células eucarióticas o DNA encontra-se separado do citoplasma por uma dupla membrana que delimita uma organela de tamanho considerável, o chamado núcleo celular.
Envoltório nuclear: o núcleo celular é envolvido por uma dupla membrana denominada envoltório nuclear ou carioteca. Entre essas membranas, há um espaço, de 20 nm a 40 nm, chamado cisterna perinuclear. Cada uma delas apresenta uma estrutura formada por uma bicamada lipídica com proteínas associadas.
A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. ... Uma matriz nuclear (constituída por fibras proteicas) também dá sustentação ao núcleo.
O núcleo responsabiliza-se por todas as funções celulares, ou seja, é ele o responsável por comandar as células, principalmente as reações químicas. O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas.
Os ribossomos, conforme dito acima, são organelas citoplasmáticas não membranosas responsáveis pela síntese de proteínas, ou seja, são eles que vão construir as proteínas dentro do citoplasma da célula.
Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. ... O DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula de DNA, e para permitir maior controle de tais genes por parte da célula.
É composto pelo envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.
Porção central ou massa, bem individualizada, de uma estrutura anatómica. Este núcleo distingue-se do resto da célula pelas suas afinidades para os corantes e por conter nucleína e nucléolos. ... O núcleo é indispensável para a reprodução e para a síntese da matéria viva.
Encontramos a carioteca somente em células eucariontes. O fato da carioteca existir apenas nas células eucariontes faz com que essas células sejam diferentes das células procariontes. Nessas últimas, o material genético, envolvido por nada, fica em contato direto com o citoplasma celular.
Significado de DNA substantivo masculino [Bioquímica] Sigla do inglês que se refere ao ácido desoxirribonucleico; ácido nucleico que está repleto de fósforo e desoxirribose; ADN.