Na antropologia evolucionária, sedentarização é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. ... O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.
Tornar-se sedentário; fixar residência: Idoso e fatigado, sedentarizou-se.
Entende-se por sedentarismo ao estilo de vida que se caracteriza pela permanência em um lugar mais ou menos definido como espaço de habitat. ... O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico.
A revolução agrícola foi uma das marcas do período Neolítico. Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos.
Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.
Resposta: processo de sedentarização dos seres humanos começou com mais intensidade no período neolítico. Este processo começou a ocorrer porque os seres humanos começaram a compreender e desenvolver técnicas agrícolas e pecuárias de domesticação de plantas e animais.
me·ta·lur·gi·a a. Arte de extrair os metais dos seus minérios, de os purificar e de os manipular industrialmente.
O nomadismo é a prática dos povos nômades (ou nómadas), ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. Sedentarismo é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente.
Durante o período neolítico o homem começou a produzir instrumentos com pedra polida. ... Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais motivos para mudar sempre de lugar. Tornou-se, então, sedentário, ou seja, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade.