O número de oxidação (NOX) de um elemento é a carga elétrica que ele adquire quando faz uma ligação iônica ou o caráter parcial (δ) que ele adquire quando faz uma ligação predominantemente covalente. Isso significa que corresponde à tendência de um átomo de atrair os elétrons envolvidos nas ligações que realiza.
A oxidação e redução são termos relacionados com a transferência de elétrons entre átomos e/ou íons de determinadas substâncias. A oxidação e a redução são processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons.
O número de oxidação (nox / Nox) corresponde a carga elétrica real do íon, ou seja, é o número de elétrons que o átomo realmente perdeu ou ganhou durante uma reação química. Isso ocorre durante as reações de oxirredução, as quais envolvem a transferência de elétrons entre átomos, íons ou moléculas.
Para calcularmos o número de oxidação, devemos nos basear nas seguintes regras:
Visto que essa ligação é iônica, o NOX desses elementos é a sua própria carga, isto é, o NOX do Na é +1 e o NOX do Cl é -1.
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Simultaneamente, o cloro recebe um elétron, formando o ânion cloreto (Cl-), ou seja, sofre redução, pois seu Nox passou de zero para -1. ...
Halogênios (elementos da família 17 (ou 7 A): F, Cl, Br, I) → sempre que o halogênio for o elemento mais eletronegativo, que é na maioria dos casos, ele terá o NOX -1.
A determinação do agente oxidante e do agente redutor de uma reação de oxirredução é feita a partir da variação do NOX (quantidade de elétrons perdida ou recebida) de cada átomo das espécies químicas presentes na reação. Veja: Oxidação: causa aumento do NOX; Redução: causa diminuição do NOX.