Tempo de presa: tempo que vai do início da espatulação até que ele se solidifique (presa final e presa inicial são avaliadas com agulhas de Gilmore diferentes). Obs: a perda do brilho precede o tempo de presa inicial.
Quanto maior a relação A/P para o espatulamento, maior a distância inicial entre os cristais em crescimento. Entretanto, menor será o choque entre eles, o que resulta em menor expansão de presa. Expansão tardia: ocorre até 48 horas após a presa inicial do gesso (ou até mais, dependendo do fabricante).
Após a desinfecção dos moldes, é hora de trabalhar com o gesso. Em um recipiente, o gesso também passa pela espatulação. É a partir dele que o profissional de Odontologia vai obter os modelos de gesso, ou seja, a reprodução da superfície dentária que ele obteve com o material inserido no molde.
O tempo mínimo para vazar o gesso é de duas horas e o máximo é de 28 dias após a moldagem. Caso o dentista não respeite esse tempo, pode haver a incorporação de bolhas no modelo de gesso.
O gesso odontológico é um material de importância fundamental na Odontologia. O gesso pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes. ... Gesso pedra: Gesso que tem maior resistência mecânica é utilizado para confeccionar modelos de próteses dentárias.
Como falamos, o gesso odontológico é usado na Odontologia para o preparo de modelos de estudo das estruturas oral e maxilofacial. São utilizados também como um importante auxílio nos procedimentos de laboratório que envolvem a confecção de próteses dentárias.
O OPERADOR PODE ALTERAR O TEMPO DE PRESA, DO GESSO COMUM PARA O MODELO, ALTERANDO A PROPORÇÃO ÁGUA E PÓ OU A ESPATULAÇÃO. A viscosidade está relacionada a incorporação de bolhas durante a manipulação do gesso. A RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ESTÁ INVERSAMENTE RELACIONADA COM A PROPORÇÃO A/P DA MISTURA.
É relativamente difundida a utilização de certa quantidade de cloreto de sódio adicionado à água para a espatulação do gesso, com a finalidade de acelerar a presa deste material.
Gesso-Pedra de Alta Resistência A rigidez deste gesso aumenta mais rapidamente que a resistência à compressão, uma vez que a secagem da superfície é mais rápida. E esta é uma das vantagens, já que a superfície resiste mais à abrasão enquanto o corpo do troquel é menos sujeito a uma fratura acidental.
Segundo Anusavice6 (1998), a relação água/pó para o gesso tipo IV deve se situar entre 0,22 e 0,24 e, para o gesso tipo III, entre 0,28 e 0,30. No entanto, o autor determina que a relação água/pó para gesso deve se- guir as orientações do fabricante (30 mL - gesso tipo III e 19 mL - gesso tipo IV).