Ocioso significa em estado de ócio, aquele que não tem nenhuma ocupação, que não faz nada da vida. Ocioso é o indivíduo que não está fazendo nada no momento, que não está trabalhando e não faz nenhuma atividade.
A disponibilidade de recursos ociosos (mão de obra desempregada ou subempregada, máquinas paradas, infraestruturas econômicas subutilizadas) era imensa, à espera da expansão da demanda de consumo de investimento e de exportações para sua indispensável utilização.
O ócio, no sentido vulgar do termo, remete à noção de folga, de falta de compromissos de trabalho e, nesse contexto, possui uma conotação negativa que liga a ideia de ociosidade à ideia de vadiagem e de preguiça. Na literatura e na sociologia, contudo, o termo foi e é empregado muitas vezes em sentidos distintos.
5 lições básicas para combater a ociosidade da sua equipe
Segundo o dicionário, trata-se da condição de inatividade, isto é, quando a equipe fica sem trabalho, não contribuindo com o negócio de alguma forma, ou seja, não produzindo. Ela, sem dúvidas, vai causar perda de dinheiro para a empresa. Afinal, paga-se por um potencial que não está sendo executado.