Caso o proprietário (ou o condutor infrator) não apresente a Defesa da Autuação (também chamada de Defesa Prévia) ou se apresentada, for indeferida, o órgão autuador emite a Notificação de Penalidade.
Ou seja, não é mais possível tentar recorrer da decisão do juiz ou colegiado sobre aquela ação, seja porque passou por todos os recursos possíveis ou porque o prazo para recorrer acabou.
5 anos Embora o Código de Trânsito não estabeleça um prazo prescricional para a cobrança de multas, há um entendimento de que o prazo é de 5 anos. A contagem desse período é feita a partir do dia em que a multa se torna definitiva, ou seja, com o fim do processo administrativo.
Ultrapassar a velocidade, dirigir ao celular e avançar o sinal vermelho são atitudes que podem gerar multas de trânsito, e tornar a CNH suspensa ao somar pontos à carteira, isso porque o Código de Trânsito brasileiro utiliza este Sistema de Pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
No caso das multas de trânsito, o Efeito Suspensivo é uma possibilidade jurídica para que o cidadão não sofra os efeitos da infração que está sendo recorrida, e assim não precisar pagar a multa, e os pontos não são computados em sua CNH até não esgotarem os Recursos que o cidadão tem direito.
Assim como ocorre com qualquer dívida, quando não há o pagamento da multa, os valores ficam ainda mais caros. ... Além disso, se houver outras multas a pagar, os valores podem se acumular e a situação pode virar uma verdadeira bola de neve financeira, prejudicando todo o planejamento financeiro do motorista.
Por que os pontos não saem da minha CNH após 12 meses? O período de 12 meses é o tempo para a somatória de pontos, ou seja, é o prazo máximo entre a primeira e a última multa que formam um processo de pontuação. ... Ou seja, os processos não são mais instaurados imediatamente após 12 meses contados da primeira infração.