Ouça em voz altaPausarMaria é a Mãe de Deus porque foi o próprio Cristo quem a escolheu para esta finalidade. Ela é toda privilegiada desde o instante do seu nascimento porque não esteve em nenhum momento sob o peso do pecado. Ela é Santa e sem mácula, um jardim fechado, um dos tantos títulos atribuídos a ela.
Ouça em voz altaPausarA New Catholic Encyclopedia diz: "Maria é realmente a mãe de Deus, se se satisfizerem duas condições: que ela é realmente a mãe de Jesus e que Jesus é realmente Deus.". O termo Mãe de Deus já havia sido usado na mais antiga oração a Maria que se conhece, sub tuum praesidium, que data de aproximadamente 250 a.C..
Ouça em voz altaPausarMãe da Igreja (latim: Maria, Mater Ecclesiae) é um título, oficialmente dado à Virgem Maria durante o Concílio Vaticano II pelo Papa Paulo VI. ... Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja.
Ouça em voz altaPausarLiteralmente, isso se traduz como portadora de Deus ou a que dá à luz Deus. No entanto, na Igreja Ortodoxa muitos consideram essa tradução literal desajeitada no uso litúrgico, e Teótoco é traduzida como Mãe de Deus.
Ouça em voz altaPausarA devoção popular desde cedo acentuou e enalteceu a beleza do chamado de Maria. Encontrou nela uma mãe universal que acolhe, cuida e reza por todos os seus filhos e filhas. ... Maria se une aos múltiplos sofrimentos de seu filho, desde sua rejeição pelos seus conterrâneos até sua morte virulenta numa cruz.
Ouça em voz altaPausarA própria Igreja Católica interpreta o capítulo 12 do Apocalipse como fazendo referência ao evento. A mais antiga narrativa é o chamado Liber Requiei Mariae ("O Livro do Repouso de Maria"), que sobrevive intacto apenas em uma tradução etíope.
Ouça em voz altaPausarSegundo a Bíblia, há dois momentos em que Jesus se refere à sua mãe como mulher. ... "Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." João 2,4. "Mulher, eis ai o teu filho" João 19,26.
Ouça em voz altaPausar30. O anjo, então, disse: "Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. ... Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
Ouça em voz altaPausarGl 4, 4-7) nos fala que na plenitude do tempo, quando Deus achou que era o momento, enviou seu filho nascido de uma mulher, e esta mulher é Maria. Maria recebeu a missão de ser a mãe do filho de Deus. É mãe de Deus enquanto Deus em Jesus se fez homem.
Ouça em voz altaPausarNo III Concílio Ecumênico, que ocorreu em Éfeso no ano de 431, a Igreja proclamou que Maria é a "Mãe de Deus".