Significado. Em algumas culturas, a rosa azul tradicionalmente significa mistério ou a busca ou o alcance do impossível. Acredita-se que elas tragam ao dono a realização de um desejo. Historicamente, o simbolismo vem do significado das rosa na "Linguagem das flores", muito comum na Era Vitoriana.
A rosa azul é uma planta manipulada, sua pigmentação foi retirada de outra flor, onde fizeram uma combinação para que a cor azul fosse obtida. Isso tudo aconteceu em um laboratório japonês chamado Suntory. A Rosa azul chama muito atenção pois jamais imaginaríamos uma rosa nessa cor.
Pode ser azul turquesa, azul celeste, azul Royal ou azul marinho e as flores que mais são usadas são a Hortência, Amor perfeito, Violeta, petúnia, bela Emília, delphinium, cinerária e campânula. As petúnias e cinerárias são ótimas para casamento azul e branco já que essas flores sozinhas já têm essas cores.
Gratidão, respeito, admiração, desejo e amor são sentimentos associados a flores azuis. A flor da conquista de algo impossível, do inalcançável, mas sobretudo de sentimentos sinceros e profundos. É considerada a cor da amizade, da fidelidade e do amor.
Não se trata de plantar um tipo de rosa dessa cor e esperar que cresça, como fazem as floriculturas em grandes quantidades, mas sim de modificar a cor das rosas brancas. Para isso precisamos adquirir um ramo de rosas brancas, um vaso de plástico, água, açúcar e corante alimentar, neste caso da cor azul.
Durante muito tempo, os botânicos vêm fazendo testes em rosas para que expressem o gene sintetizador da cor mediante cruzamentos com outros tipos de plantas. O mais perto que se chegou do tom foi obtido com a Rapsódia Azul, uma rosa de tonalidade roxa, criada em 1999, a partir do cruzamento de seis variedades de rosas.