A avaliação do risco para desenvolvimento de UPP deverá ser executada através da Escala de Braden Q para crianças de 1 a 5 anos e Escala de Braden para pacientes com mais de 5 anos. As escalas de Braden e Braden Q caracterizarão o paciente sem risco, com risco baixo, moderado, alto ou muito alto para desenvolver UPP.
O enfermeiro deve estar apoiado às necessidades físicas do paciente assim como na assistência e do funcionamento dos equipamentos em geral.
A causa da UPP é multifatorial e incluem fatores intrínsecos do paciente, tais como extremos de idade, comorbidades, estado nutricional, hidratação, perfusão tecidual, condições de mobilidade e nível de consciência; e extrínsecos como cisalhamento, fricção, umidade e excesso de pressão em locais como os de ...
A umidade por incontinência urinária ou fecal, transpiração, secreção ou exsudatos provenientes de lesões cutâneas pode aumentar a exposição da pele à umidade e diminuir a resistência da epiderme a forças externas. A pele úmida é mais frágil e rompe-se com mais facilidade.
Vários fatores de risco estão associados com o desenvolvimento de LPP em pacientes críticos, tais como: alterações do nível de consciência, déficit nutricional, pressão extrínseca associada à idade avançada, umidade, imobilidade no leito, período prolongado de internação, perfusão tecidual diminuída, uso de drogas ...
Definição: Número de casos novos de pacientes com UPP em um determinado período, dividido pelo número de pessoas expostas ao risco de adquirir UPP (pacientes internados) no período, vezes 100.
Prevenção e cuidados
Lesão por pressão: como prevenir?
As lesões se formam nos locais onde os ossos causam maior pressão na pele e tecidos. Isto pode ocorrer quando as partes ósseas do corpo exercem pressão prolongada contra outras partes do corpo ou contra o colchão da cama, maca ou contra a cadeira.
A principal causa da lesão por pressão é a falta de movimentação, pois algumas partes do corpo exercem força tangencial sob a pele, o que diminui a irrigação sanguínea e contribui para o surgimento de úlceras. Além disso, a idade avançada favorece o aparecimento da doença, uma vez que a pele fica mais frágil.