5 anos Ouça em voz altaPausarA restrição interna não leva em conta dados dos órgãos de proteção ao crédito oficiais e, na prática, pune o consumidor indefinidamente (e não mais por 5 anos), como determina a Lei.
Existem quatro opções para tirar o CPF da lista de Restrição Interna dos Bancos:
Ouça em voz altaPausarComo saber se estou na lista negra dos bancos? (Restrição Interna) A forma de saber se o seu CPF está na lista do SCR é muito simples e você precisa de: Ter o aplicativo do seu banco instalado no celular ou acesso à internet banking; Fazer um cadastro no sistema do Banco Central – o SISBACEN.
Ouça em voz altaPausarNo entanto, mesmo as dívidas caducas podem ser acessadas pelos bancos. Eles mantêm internamente suas próprias listas de maus pagadores com dados do Banco Central, como os do Sistema de Informações de Créditos (SCR). Quando você tenta obter crédito, eles acessam esses dados – não apenas o cadastro do Serasa e do SPC.
São estas as formas mais assertivas:
Ouça em voz altaPausarComo limpar o nome no Cadastro CONRES da Caixa O primeiro passo é entrar em contato diretamente com a agência onde foi originada a dívida. Tente uma negociação com a Caixa Econômica Federal. Ou seja, você terá que pagar o valor principal acrescido de juros.
Ouça em voz altaPausarSão estas as formas mais assertivas: Entrar em contato com a ouvidoria da instituição bancária que você acredita fazer parte da restrição: Efetuar uma reclamação junto ao PROCON de sua região para tentar obrigar o banco de retirar a restrição interna, e.
Ouça em voz altaPausarBasta comparecer aos birôs de atendimento do SPC ou Serasa e levar seu documento de identificação (carteira de identidade, motorista ou passaporte). A segunda opção é fazer a verificação online e gratuita! Basta escolher o site do órgão de proteção que você deseja acessar e informar seu CPF para a consulta.