Quem está importando pela primeira vez, vai levar um baita susto, pois aqui no Brasil, entendemos a expressão RETIDO PELA ALFÂNDEGA como a APREENSÃO de uma encomenda, ou seja, que a importação não foi autorizada pela alfândega.
Quais mercadorias podem ser retidas pela alfândega?
Sendo isentas tais mercadorias não podem (em tese) ser retidas pela Alfândega (ou aduana). Existe uma lista exemplificativa de algumas mercadorias que se enquadram no conceito: UM APARELHO CELULAR, RELÓGIO e CÂMERA FOTOGRÁFICA (entre outros, a lista é exemplificativa)
Qual a origem da encomenda na alfândega?
Este cenário é mais comum do que pensa e pode acontecer por vários motivos, entre eles, o país de origem da encomenda, o preço pago e a ilegalidade do artigo comprado. A primeira triagem que é feita na alfândega tem em consideração a origem da encomenda.
Qual a sequência do seu pacote de Alfândega?
Você deverá procurar uma sequência composta por duas letras, seguidas de nove números e mais duas letras. Se o seu pacote for taxado ao passar pela Alfândega, você receberá um comunicado em seu endereço informando o valor que deverá pagar e a agência dos Correios onde deverá retirar o produto importado.
Como é cobrado o imposto sobre a Alfândega?
Para compras de até US$ 3.000, é cobrado um imposto simplificado de 60% sobre o valor total da compra (incluindo frete e seguro, se houver). Acima deste valor, tributos federais como PIS, Cofins e IPI são cobrados separadamente e variam conforme a classificação dos produtos. Quando um pacote passa pela alfândega?