O teste do olhinho alterado pode ser indicativo de doenças graves, que impedem o desenvolvimento da visão: Retinopatia da prematuridade Catarata congênita Glaucoma congênito Retinoblastoma Doença de Coats Persistência hiperplásica de vítreo primário (PHVP) – ou vascularização fetal persistente ...
"Quando o reflexo vermelho está presente e é homogêneo, considera-se o teste normal, já se estiver alterado, ficará esbranquiçado e é sinal de alguma doença", explica a oftalmologista pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Christie Graf Ribeiro.
O teste do reflexo vermelho em recém-nascidos é uma forma de avaliação visual, permitindo a identificação precoce de leucocorias, presente frequentemente na catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade.
A incidência da luz sobre os olhos atravessa as estruturas oculares e chega à retina que, ao refletir, gera um reflexo vermelho, alaranjado ou até mesmo amarelado. Logo, na presença de qualquer opacidade dos meios oculares o reflexo estará ausente ou diminuído.
Quando essa luz é refletida de cor avermelhada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.
O "Teste do Olhinho" pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
O "teste do olhinho" pode detectar qualquer patologia que determine obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito ou outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidades congênitas de córnea, tumores intra-oculares grandes, inflamações intra-oculares importantes ou hemorragias intra-vítreas ...
O que é o Teste do Reflexo Vermelho? O "teste do olhinho" é realizado pelo pediatra nas primeiras 48h de vida (ou até a alta hospitalar) para avaliar o desenvolvimento da visão. Por meio desse teste é possível detectar anomalias na constituição dos olhos e problemas congênitos, como a catarata e o glaucoma.
Não estranhe se, ainda na maternidade, o pediatra apagar as luzes, pegar uma lanterninha e apontá-la para o olho do recém-nascido. Esse é o teste de olhinho, um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.
Acesso em: . O Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como "Teste do Olhinho", é um exame capaz de identificar a presença de diversas enfermidades visuais como a catarata congênita e o retinoblastoma.