Como saber se o ovo está fresco? Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado).
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Quebre o ovo e veja se ele exala um odor forte. Este é o melhor indicador de um ovo podre. Um ovo estragado possuirá um odor acre e podre quando aberto. O cheiro sulfuroso será percebido assim que o ovo for quebrado (e possivelmente antes) e ele deve ser jogado fora.
A forma mais simples de descobrir se o ovo está cozido é observando a casca após alguns minutos de cozimento. Se a casca está quebrada, significa que o ovo já está cozido. Contudo, se você procura um ovo mal cozido, com gema mole, não espere até a casca quebrar porque isso significa que o ovo cozinhou demais.
Comer um ovo que se afunda numa caneca de água é seguro, mas já o ovo que flutua está estragado, certo? Errado. ... "Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto "sal + água", torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Inicialmente, o ovo afunda pois sua densidade é maior que a densidade da água, assim como ocorre com qualquer outro corpo mais denso. ... A densidade da água é modificada com a dissolução de sal, que proporciona um aumento de massa para um mesmo volume de solvente e, portanto, uma densidade superior.