Cuidados
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
É o acúmulo de líquido dentro do testículo, deixando um lado maior do que o outro. Também pode ser bilateral, quando os dois testículos ficam inchados. A boa notícia é que além da aparência diferente, não provoca dor, infertilidade e impotência.
Pequenas variações de tamanho entre os dois testículos são comuns e não indicam qualquer anormalidade. Quando a diferença ultrapassa os 20%, deve-se investigar se existe alguma doença que possa estar ocasionando isso.
Geralmente em 30 dias já houve marcante redução do volume testicular, embora já tenha visto períodos mais prolongados para total recuperação.
Normalmente deve -se aplicar compressa ou bolsa de gelo sobre toda a bolsa escrotal. Nunca colocar direto na pele( pode queimar). O gelo deve será plicado conforme orientação do seu Urologista- tempo e frequência. É comum a manutenção do inchaço por cerca de 60-90 dias, com redução gradativa.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
Como fazer Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione-o entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. Você não deve sentir dor. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro — é normal.