A sarsa ardente está citada na bíblia, no livro de Êxodo, velho testamento, como o meio em que Deus se manifestou a Moisés, para chamá-lo. ... No contexto cristão o fogo é um dos símbolos do Espírito Santo e símbolo também de purificação, e do poder de Deus.
Há duas hipóteses naturais para o fogo que não consumia a sarça, arbusto comum no Egito. A primeira diz que fendas no solo liberavam gás natural, abundante na região, para a superfície. O calor intenso permitiria a combustão do gás ao redor do arbusto, que apenas parecia queimar.
A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema" . Esta árvore, também conhecida pelo nome de "Shittim", é citada na Bíblia várias vezes.
É uma pequena árvore, decídua(VIDE),com até 6 metros de altura. Seu fruto é uma cápsula,contendo em cada lóbulo uma única semente;seu arilo(VIDE)é carnudo e vermelho.
O fogo no contexto bíblico também é sinônimo de poder. Poder para esterilizar, moldar, derreter. ... Durante o ato de adorar a Deus, ou de ler a bíblia, ou qualquer outro momento em que se busca a Deus, algumas sensações ou emoções, poderão ser vivenciadas.
Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado" (Ex 3,5). Cascudo comenta que esta foi a primeira recomendação litúrgica feita a um guia, cujo objetivo final era de levar o povo eleito para a terra prometida.
É uma pequena árvore, decídua(VIDE),com até 6 metros de altura. Seu fruto é uma cápsula,contendo em cada lóbulo uma única semente;seu arilo(VIDE)é carnudo e vermelho.