Os obstáculos sempre existiram e são inerentes à vida do ser humano, desde a sua criação. Às vezes são problemas como doenças, tristezas, perdas, depressão. Outras vezes são simplesmente muralhas, como as que enfrentaria o povo de Israel, em Jericó, cujos habitantes eram pagãos e devassos.
Os muros de Jericó foram construídos em defesa ou proteção contra inundações, aproximadamente em 800 a.C. Como as águas do rio Jordão atraíam animais, lá era um bom lugar para se habitar, por isso a necessidade de buscar segurança. As paredes mediam cerca de 10m de altura por 4m de largura.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.
A intenção de Josué era usar a cidade como cabeça de ponte para o avanço de seu exército pelo rio Jordão. RESULTADO – Todos os habitantes de Jericó foram mortos e Josué fez questão de que a notícia do massacre corresse, para deixar apavorada a população de outras cidades canaanitas.
Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.
Rei Marek (Igor Rickli) é o soberano de Jericó. Um rei desprezível e vaidoso, na novela 'A Terra Prometida' - Purepeople.
O muro externo tinha dois metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de dez metros de altura.
4 018 m O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m. As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada.
Josué lança o desafio de nos apegarmos às promessas de Deus e a andarmos no caminho de vitória, apesar das adversidades. ... O Livro de Josué conta como foi a mudança, o estabelecimento de Israel na Terra Prometida, um recomeço para o povo de Deus, e hoje muitos cristãos precisam de um recomeço.