O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. ... Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.
Tem mais depois da publicidade ;) A Quaresma é um período de preparação que antecede a Páscoa na tradição cristã. Tradicionalmente, esse período se estende por 40 dias, iniciando-se na Quarta-Feira de Cinzas e se encerrando no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes do Domingo de Páscoa.
O número 40 é muito presente na bíblia. A cor litúrgica da quaresma é o roxo, que representa o luto e a penitência. ... Isso caracteriza o período como época de reflexão interior, jejuns e conversão espiritual até a chegada da páscoa.
A Quaresma é um período instituído pela Igreja Católica que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, se estende até a Páscoa e representa para os católicos um período de reflexão. Jesus, depois do batismo e de ter recebido o Espírito Santo, foi para o deserto e tentado por Satã; ao vencê-lo, assumiu sua missão.
A Quaresma dura 40 dias. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa (a semana que antecede a Páscoa). ... Na verdade, o período entre essas duas datas compreende 46 dias, mas os domingos não são contados, pois estes são dias em que os fiéis não devem fazer penitência, nem sacrifícios.
Foi a partir da Alta Idade Média que a Quaresma começou a ser iniciada na Quarta-feira de Cinzas. Essa prática foi estabelecida no pontificado de Gregório I, papa de 5.
Participando das tradições da quaresma. Faça jejum e se abstenha. Todos os católicos de catorze anos ou mais são solicitados a se abster de carne nas sextas-feiras da Quaresma, mas o peixe é permitido.
O que não pode fazer na Sexta-feira Santa?