Popularmente conhecida como chulé, a bromidrose é o suor com cheiro desagradável, produzido pelas glândulas sudoríparas, que tanto causa constrangimento aos pacientes que sofrem com o problema.
A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.
Você já se perguntou o que causa aquele cheiro típico do setor de pescados no supermercado? A responsável por esse "perfume" é a trimetilamina (ou TMA), substância presente em alimentos com colina — uma vitamina do complexo B — , como ovos, crustáceos, vegetais e, claro, peixes.
Trimetilaminúria (TMAU), também conhecida como síndrome do odor de peixe, é uma rara doença metabólica cujos principais sintomas são mau odor corporal, no hálito e na respiração, e gosto ruim na boca.
- Além dos fatores genéticos, que determinam as características das glândulas apócrinas, há também outras condições que podem contribuir para o mau cheiro corporal como obesidade, má higiene pessoal, excesso de suor, ingestão excessiva de álcool ou alguns alimentos como cebola, alho e pimenta - afirma a especialista.
O odor das fezes é fruto da ação de bactérias em produtos alimentares. Quanto maior a fermentação dos alimentos —processo através do qual bactérias e fungos agem em qualquer matéria orgânica—, mais intenso é o cheiro. Uma gastroenterocolite, que é uma infecção intestinal, pode gerar fezes muito malcheirosas.
O vinagre também pode servir como um ótimo desinfetante natural nesses casos! Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.
Depois que você remover esses resíduos, pode passar um pano no local embebido em uma solução formada por 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre. Por último, aplique um pouco do produto puro sobre a área e deixe secar naturalmente.
Dois exames podem diagnosticar a trimetilaminúria: