Como podia faltar a alegria do vinho numa festa de casamento, símbolo do encontro de Deus com a humanidade? É o vinho novo e, por isso, diz Jesus: "Ninguém deita vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho romperá os odres e perde-se o vinho e os odres. Deita-se vinho novo em odres novos."
No Antigo Testamento não temos uma proibição de beber vinho em todos os casos. Ele podia ser bebido moderadamente; no entanto, temos diversos alertas sobre o perigo dessa bebida: "Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.
Vinho: pode se encontrar como origem da palavra o "oinos", em grego; "vinum", em latim: "wein" e "wine" nas línguas germânicas e anglo-saxônicas, que tanto podem significar "vinho" como "videira"). Também se faz referência à palavra do sânscrito "vena", formada pela raiz ven (amar, de onde provém Venus).
Bebidas alcoólicas na visão da Igreja Tendo isso como ponto de partida, fica fácil entender que qualquer coisa que prejudique o funcionamento do nosso organismo não é bom para o conforto espiritual. Isso inclui qualquer tipo de vício, estando o álcool incluso.
Vinho – Novo, nascimento, multiplicação, transbordamento. Azul Zafira – Lei, mandamentos, Graça, Espírito Santo, revelação divina. Azul Turquesa – Rio de Deus, santificação, cura. Prata – Palavra de Deus, pureza, Divindade, salvação, verdade, expiação, redenção.
Simbolismo do Vinho O vinho simboliza fertilidade, conhecimento, prazer, sagrado e o amor divino. Além disso, devido à coloração do vinho tinto, ele representa o sangue e a imortalidade. Devido a isso, ela é considerada a bebida sagrada dos deuses.