Também conhecida pela frase América para os americanos, a Doutrina Monroe prega, entre outros pontos, a proibição de criar novas colônias na América; a não intromissão dos países europeus nas decisões dos americanos e o não envolvimento dos EUA em conflitos relacionados aos países europeus.
A "Doutrina Monroe", criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso. Sintetizada na frase "A América para os americanos", defendia o direito à soberania das nações e era contrária a qualquer intervenção européia no continente americano.
A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, "América para os americanos".
A Doutrina Monroe foi instituída em 1823 pelo presidente norte-americano James Monroe. Ela estabeleceu a não interferência europeia no continente americano. James Monroe foi presidente dos EUA e estabeleceu uma doutrina que promoveu a não interferência europeia no continente americano, no século XIX.
Os Estados Unidos exercem seu poder e influência em todo mundo. ... Estados Unidos é a única nação a acumular a liderança no poderio industrial, militar, financeiro, nuclear, estratégico e cultural. Pode-se dizer, então, que o poder dos EUA é multidimensional e atinge praticamente todas as partes do globo terrestre.
Entenda a partir de uma definição bem rápida o que foi essa doutrina e qual era o contexto que levou o presidente norte-americano James Monroe a anunciá-la em 1823. ... O lema dessa doutrina era "América para os americanos" e, nela, os Estados Unidos posicionavam-se como o guardião da integridade territorial do continente.
Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. ... No entanto, por trás dessa doutrina de não intervenção e de não colonização, havia o interesse em diminuir a influência inglesa e em obter, com o reconhecimento, vantagens comerciais para os Estados Unidos.
A frase "América para os americanos" foi um slogan que resumiu uma doutrina defendida pelo presidente dos Estados Unidos no período, James Monroe, lançado em 1823. Tal doutrina tinha por prioridade, otimizar a política externa e ampliar a influência econômica de Washington sobre os demais países americanos.